sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Cálculo Mental
Nas escolas,o cálculo mental ainda não tem muito valor quanto as contas que conseguimos fazer como as contas armadas.Um raciocínio que pode parecer desorganizado,na realidade,pode estar em conjunto com as propriedades das operações junto com os sistema de numeração pois deve ser incentivado todo os termos desde as crianças das séries iniciais.
Em nosso cotidiano geralmente temos que encarar algum tipo de situação problema que envolva as operações aritméticas,o ideal seria que o resultado fosse mentalmente.Porém,no ambiente escolar,essas estratégias acabam não recebendo o valor merecido nem o mérito em relação ao ensino das ''contas armadas''.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN )para a área da matemática,é afirmado que:''No mundo atual saber fazer cálculos com lápis e papel é uma competência de extrema importância relativa e que deve ser vivenciada junto com as outras modalidades de se calcular,como o cálculo mental,as estimativas e o cálculo são produzidos pelas calculadoras ''(BRASIL 1998,P45).
A expressão ''cálculo mental'',como analisa (2001),possui diferenciados significados.Para algumas pessoas,é o ato de conseguir realizar as contas sem ter a necessidade de usar o lápis ou até mesmo o papel.Já outras pessoas conseguem acreditar que os resultados só serão possíveis com a geração da memorização.
De uma certa forma,os currículos escolares não dão a devida atenção ao estudo para o cálculo mental,principalmente para as crianças que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental.O cálculo mental é reduzido por causa da memorização de valores.
O aluno que consegue trazer suas habilidades do cálculo mental se torna uma pessoa com mais eficiência na resolução das situações problemas.Mas isso ainda não é um motivo para deixar de lado os cálculos que envolvam os algarismos,pois devemos também considerar os dois processos para o desenvolvimento educacional de todos os estudantes e professores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário