terça-feira, 17 de setembro de 2013

          Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.


          Na adição,por exemplo,está sempre associada ás ideias de juntar,reunir,acrescentar,ideias intuitivas que adquirimos em nossas vidas e temos a chance de levarmos para as escolas,onde cada professor precisa ensinar suas crianças a construir um novo ponto de partida para a adição e o aprendizado.Outras maneiras que o professor pode utilizar como um recurso é desenvolver outras técnicas para a adição,ou seja,toda vez que o professor perceber suas maneiras de ensinar terá a chance de dizer que a adição é uma das operações naturais.

        

       Na subtração o professor deve seguir também o fato de se trabalhar com os conhecimentos que os alunos já adquiriram,por exemplo,pode se brincar com os números,em outra visão é mais difícil as conseguirem identificar na presença da própria subtração ou nos problemas,porque em muitos casos nós vemos a subtração apenas no momento de retirar,e nos esquecemos que se tem duas situações que se relacionam com a subtração:os atos de comprar e completar,pois esse motivo para o professor deve intervir com muita paciência mesmo quando a criança está em um momento inicial da construção do conceito de números.
       
                                          

       Ao trabalharmos com a divisão,pretendemos mostrar que as crianças compreendam o que a matemática significa,ou seja,dividir um número pelo outro.O professor precisa estar atento para as divisões que as crianças realizam nas atividades,jogos e brincadeiras,em cada oportunidade ele deve discutir com elas o critério que usam para dividir,assim facilitará para que elas tenham uma melhor noção sobre a divisão. 
      A multiplicação pode ser considerada como uma maneira abreviada de indicar a adição de parcelas iguais,por tanto o docente necessitará de dedicação e muita pesquisa em sua turma,só assim compreenderá a necessidade que a turma tem na multiplicação ou em qualquer outra operação.Enfim o professor tem que problematizar ações pedagógicas,baseando-se na vivencia das crianças,pois essas experiências são muito importantes para a construções do pensamento matemático e também para a construção do conceito dos números. 

  


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

      Intervenções pedagógicas na construção do conceito de números

       Durante o processo inicial da aprendizagem na construção do número,os professores tem como considerações o lúdico como uma parte da conservação pedagógica de um modo que esteja inserido em oficinas de jogos nas próprias aulas de matemática.
       O jogo selecionado tem como objetivo se tornar o principal instrumento,baseando-se em seus princípios tendo como origem grandes possibilidades á transmissão de conceito matemático.Com esse recurso o professor consegue atingir o desenvolvimento de novas competências e habilidades de uma forma bem mais interativa e envolvente.

  

       Com a participação dos alunos conseguimos superar os problemas,os quais são identificados no processo de ensino-aprendizagem da construção de números.Todo professor tem como dever adaptar e transformar os saberes matemáticos de uma forma mais contextualizada,desse modo a aprendizagem se torna efetiva para os alunos.Segundo os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS,não existe um único caminho de modelo para o ensino das disciplinas curriculares.Por isso é muito importante que os professores conheçam e tenham acesso nas diversas possibilidades de trabalho no caminho construído de sua prática pedagógica.
           
                               

       Os jogos,em sua relação com a cultura lúdica,permite uma maior relação entre os alunos que acabam criando possibilidades para a intervenção pedagógica entre os jogos nas aulas de matemáticas,assim podendo se ter novas construções com maiores estratégias e recursos didáticos,conseguindo facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos.

                       
       

terça-feira, 10 de setembro de 2013

História da matemática

          História da matemática

      A história da matemática faz parte de uma área de estudos que são dedicados á investigação da origem de novas descobertas para a matemática,essa investigação tem como método alguns registros ou notações.
     Anteriormente á modernidade teve como objetivo á expansão mundial do conhecer,alguns exemplos escritos tem novos progressos matemáticos que se tornaram bem conhecidos em poucas localidades.Os textos arcaicos da matemática são conhecidos como o Plimpton 322(matemática babilônica,cerca de 1900 a.c.),o Papiro Matemático de Rhind deu origem á matemática egípcia,cerca de 2000-1800 a.c.
    Todos estes textos tiveram uma versão chamada Teorema de Pitágoras,que parecia ser um dos maiores matemáticos difundido depois da aritmética básica da geometria.Algumas contribuições greco-helência deu origem á grandiosos métodos que conseguiram também expandir o tema da matemática,isto é,tudo aquilo de que ela trata. O estudo da matemática tem como objetivo um tópico em si mesmo que começou no século VI a.c.juntamente com os pitagóricos.
                      
                                             

      A matemática chinesa também teve contribuições desde muito cedo,onde incluía-se o sistema de notações posicional.O sistema numérico indo-arábico e as regras de uso incluíram-se nas operações,atualmente tem uso no mundo todo que provavelmente se desenvolveu em torno do ano 1000 a.c na Índia que conseguiu ser enviado ao Ocidente por meio da matemática islâmica.

        


      A matemática Islâmica,por sua vez,conseguiu se desenvolver e se expandir através das civilizações.Muitos textos de origem grega e árabes também foram traduzidos para o latim,o que contribui com o desenvolver da matemática na Europa Medieval.Dos tempos antigos á Idade Média,tem uma eclosão a criatividade que frequentemente foi seguida por séculos de estagnação.
     No começo do Renascimento,no século XVI,novos progressos foram surgindo para a evolução da matemática,interagindo com as novas descobertas científicas que se tornaram uma forma crescente,assim conseguindo ter continuidade até os dias de hoje.